Troco Solidário
Histórias de Superação

Histórias de Superação

Na amanhã desta quarta-feira, (01), três pacientes tocaram o sino da cura na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, o evento aconteceu em comemoração a última quimioterapia dos pacientes em conjunto com a campanha “Setembro Dourado”, que faz alusão à conscientização do câncer infantojuvenil.
 
Sobre o crescimento de casos de câncer infantojuvenil no Hemoam, a Dra. Ana Paula explicou que esses indicadores subiram 24% em relação a 2020 em virtude do diagnóstico dos trabalhos de conscientização do câncer infantil, e os cursos de capacitação da instituição com os profissionais da saúde do Amazonas para a realização da leitura de lâminas e identificação das leucemias.
 
Histórias de Superação:
 
Ana Clara Silva dos Nascimento, 22 anos, foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda – LLA, aos 9 anos de idade, veio do município Carauari, 787 KM de distância da capital amazonense, fazer seu tratamento na Fundação Hemoam.
 
Após 13 anos de luta,  Ana tocou o sino da cura. “Lembro-me que quando criança fui ao dentista fazer uma obturação, durante o procedimento tive algumas complicações, o dentista pediu um hemograma e o exame deu alterado, após esse episódio fui para o hospital tendo o diagnóstico de anemia, fiquei internado por 3 meses até ser encaminha ao Hemoam. Eu e minha mãe viajamos 7 dias de barco até chegarmos aqui em Manaus, foi no Hemoam que recebi o diagnóstico de LLA. Hoje comemoro a minha cura depois de 10 anos da minha última quimioterapia” disse Ana
 
Mirian Gabriela,13 anos, veio encaminhada de uma Unidade de Saúde de Maués para iniciar seu tratamento no Hemoam em 31 de janeiro de 2019, após ser diagnosticada com LLA. Hoje ela tocou o sino da cura em símbolo da última quimioterapia.
 
José Vicente Lisboa da Silva, 5 anos, foi diagnosticado com LLA aos 2 anos e 3 meses, seus pais suspeitaram que o menino não estava bem, pois estava quieto além do normal e cansado, sendo assim, o levaram para o pronto socorro da criança na zona Leste de Manaus onde logo em seguida foi transferido ao Hemoam para iniciar o tratamento. Assim como Miran, o José Vicente tocou o sino da Cura em simbolismo na última quimioterapia.
 
Diagnóstico Precoce: O diagnóstico precoce é uma estratégia que a Fundação Hemoam vem executando desde 2017, sempre nesse formato de treinamento presencial e acompanhamento remoto de informações por ferramentas digitais. Estima-se que a realização dessas capacitações tenham resultado no aumento de 24% da demanda de pacientes com leucemias oriundos do interior. Em 2016, antes do projeto, 73% dos casos de leucemia estavam em Manaus. A partir desse trabalho, Manaus passou a corresponder a pouco mais de 50% dos casos, sendo a outra metade do interior.
 
Sino da Cura: O Sino da Cura representa a superação das dificuldades. Bater o sino vira uma meta para o paciente e seus familiares, de modo que eles acabam levando ainda mais a sério o tratamento e contribuindo mais para a própria cura.
 
Troco Solidário: Em 2017 a Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo lançou o Projeto Social Troco Solidário, que tem como objetivo captar recursos por meio da doação espontânea nas redes de supermercados situadas em Manaus, para auxilia no tratamento de pacientes com doença do sangue, as doações podem ser realizadas nas redes de supermercados parceiras: Pátio Gourmet, Barato e Pronto, Nova Era Superatacado e DB Supermercados. As doações são auditadas pela Secretária de Estado da Fazenda – Sefaz/AM, sendo os recursos administrados pela Fundação Sangue Nativo